TREINAMENTOS LEGAIS EM SEGURANÇA E SAÚDE OCUPACIONAL

TREINAMENTOS

COMO ELABORAR COM EFICÁCIA UM PPRA
Descrição

Processo sistemático de elaboração do documento base do PPRA – Programa de Prevenção de Riscos Ambientais e a metodologia para medição dos agentes ambientais, visando atendimento à Norma Regulamentadora no9 do Ministério do Trabalho e Emprego, destinado a profissionais e/ou estudantes de Engenharia de Segurança do Trabalho e Técnico de Segurança do Trabalho.

Benefícios

  • Aprimoramento pessoal e profissional;
  • Melhoria do desempenho na elaboração do documento base do PPRA;
  • Assertividade no estabelecimento do plano de ação, metas e prioridades;
  • Domínio para a elaboração do cronograma anual de execução das ações;
  • Obtenção de técnicas para a realizaçãodas medições dos agentes ambientais;
  • Método para definição dos GHE – Grupo Homogêneo de Exposição;
  • Como usar oprograma para minimizar os riscos e cumprir a legislação trabalhista.

Etapas

  • Identificação da empresa;
  • Características do ambiente de trabalho;
  • Descrição das atividades realizadas nos setores de trabalho;
  • Definição das responsabilidades;
  • Estratégia e metodologias de avaliação;
  • Estrutura do PPRA;
  • Desenvolvimento do PPRA;
  • Antecipação, reconhecimento e avaliação dos riscos ambientais;
  • Avaliação dos agentes ambientais;
  • Controle dos riscos ambientais;
  • Nível de ação;
  • Monitoramento do programa;
  • Periodicidade, forma de avaliação e revisão do PPRA;
  • Estabelecimento do plano de ação, metas e prioridades;
  • Cronograma anual de execução das ações;
  • Registro, manutenção e divulgação de dados;
  • Elaboração da análise global do PPRA;
  • Modelo e explicação de como é a elaboração do PPRA e o seu preenchimento.

Carga horária: 20 horas

Número máximo de participantes: 20

Público Alvo: profissionais e/ou estudantes de Engenharia de Segurança do Trabalho e Técnico de Segurança do Trabalho.

COMO ELABORAR COM EFICÁCIA UM LTCAT

Descrição

Processo sistemático de elaboração do LTCAT – Laudo Técnico das Condições do Ambiente de Trabalho e a metodologia para a medição dos agentes ambientais, visando atendimento à Norma Regulamentadora no15 (Insalubridade) e no16 (Periculosidade)do Ministério do Trabalho e Emprego, Decreto 3.048/1999 e Instrução Normativa 11/2006 do INSS, destinado a profissionais e/ou estudantes de Engenharia de Segurança do Trabalho e Técnico de Segurança do Trabalho.

Benefícios

  • Aprimoramento pessoal e profissional;
  • Melhoria do desempenho na elaboração do LTCAT;
  • Conclusão sobre as funções insalubres e periculosas com fundamentação cientifica, descrevendo os efeitos da exposição aos agentes de risco e a fundamentação legal;
  • Abordagem sobre a legislação pertinente;
  • Proposição de medidas de controle para os ambientes avaliados;
  • Utilização como base para o preenchimento do PPP, fornecendo informações referentes às condições ambientais da organização.

Etapas

  • Identificação da empresa;
  • Objetivos do LTCAT;
  • Explicações sobre o LTCAT;
  • O que é Aposentadoria Especial;
  • O que é periculosidade;
  • Caracterização do ambiente de trabalho;
  • Setores da empresa;
  • Definição dos GHE;
  • Reconhecimento e avaliação dos riscos ambientais por GHE;
  • Preenchimento da ficha técnica das avaliações ambientais por GHE;
  • Responsabilidade técnica;
  • Modelo e explicação de como é a elaboração do LTCAT e o seu preenchimento.

Carga horária: 14 horas

Número máximo de participantes: 20

Público Alvo: profissionais e/ou estudantes de Engenharia de Segurança do Trabalho e Técnico de Segurança do Trabalho.

COMO ELABORAR COM EFICÁCIA UM PPR

Descrição

Processo sistemático de elaboração do PPR – Programa de Proteção Respiratória e a metodologia para a realização do teste de vedação, visando atendimento à Instrução Normativa 001/1994 da Fundacentro, destinado a profissionais e/ou estudantes de Engenharia de Segurança do Trabalho e Técnico de Segurança do Trabalho.

Benefícios

  • Aprimoramento pessoal e profissional;
  • Melhoria do desempenho na elaboração do documento base do PPR;
  • Garantia da manutenção do controle para o correto uso de protetores das vias aéreas (respiratórias), e dos empregados envolvidos em ambientes contendo elementos químicos em suspensão;
  • Subsídio para o controle médico ocupacional.

Etapas

  • Identificação da empresa;
  • Introdução;
  • Quando aplicar o PPR;
  • Responsabilidades;
  • Legislação;
  • EPI;
  • Respirador sem manutenção;
  • Modelos de respiradores sem manutenção;
  • Respiradores de borracha, silicone ou elastômero com manutenção;
  • Testes de vedação;
  • Ficha individual de teste de vedação;
  • Conclusão;
  • Modelo e explicação de como é a elaboração do PPR e o seu preenchimento.

Carga horária: 14 horas

Número máximo de participantes: 20

Público Alvo: profissionais e/ou estudantes de Engenharia de Segurança do Trabalho e Técnico de Segurança do Trabalho.

COMO ELABORAR COM EFICÁCIA UM PCMSO

Descrição

Processo sistemático de elaboração do PCMSO – Programa de Controle Médico e Saúde Ocupacional, visando atendimento à Norma Regulamentadora no7 do Ministério do Trabalho e Emprego, destinado a profissionais e/ou estudantes de Engenharia de Segurança do Trabalho e Técnico de Segurança do Trabalho.

Benefícios

  • Aprimoramento pessoal e profissional;
  • Melhoria do desempenho na elaboração do PCMSO;
  • Determinação de quais exames deverão ser realizados para cada função e risco específico, com base no PPRA;
  • Imput de maior qualidade dos exames médicos admissionais, com a contratação de pessoas salubres e adequadas para cada função;
  • Indicação de possíveis doenças que possam ter ligação com o trabalho;
  • Verificação se nos exames foram detectadas situações de saúde por setores e apuração de qual é o fator gerador para trabalhar no controle do mesmo, agindo preventivamente.

Etapas

  • Identificação da empresa;
  • Introdução;
  • Objeto do PCMSO;
  • Diretrizes;
  • Médico coordenador;
  • Responsabilidades;
  • Desenvolvimento do PCMSO;
  • Tipos de exames médicos;
  • Procedimentos por GHE;
  • CAT – Comunicação de Acidente do Trabalho;
  • Primeiros socorros;
  • Planejamento das atividades do PCMSO;
  • Modelo e explicação de como é a elaboração do PCMSO e o seu preenchimento.

Carga horária: 20 horas

Número máximo de participantes: 20

Público Alvo: profissionais e/ou estudantes de Engenharia de Segurança do Trabalho e Técnico de Segurança do Trabalho.

 

COMO ELABORAR COM EFICÁCIA UM PCA

Descrição

Processo sistemático de elaboração do PCA – Programa de Conservação Auditiva, visando atendimento ao anexo I da Norma Regulamentadora no7 do Ministério do Trabalho e Emprego, destinado a profissionais e/ou estudantes de Engenharia de Segurança do Trabalho e Técnico de Segurança do Trabalho.

Benefícios

  • Aprimoramento pessoal e profissional;
  • Melhoria do desempenho na elaboração do PCA;
  • Segurança de cumprimento à legislação;
  • Garantia de fidedignidade das informações referentes ao conjunto de medidas técnicas administrativas, distribuídas e mantidas ao longo do tempo;
  • Garantia de integração e complementação entre as ações de melhoriae as condições de trabalho como um todo.

Etapas

  • Identificação da empresa;
  • Introdução;
  • Objetivos;
  • Abrangência;
  • Responsabilidades;
  • Definições;
  • Requisitos legais;
  • Limites de tolerância;
  • Efeitos adversos à saúde;
  • Avaliação dos níveis de ruído;
  • Controle dos níveis de ruído;
  • Auditoria;
  • Documentação / Arquivo;
  • Modelo e explicação de como é a elaboração do PCA e o seu preenchimento.

Carga horária: 16 horas

Número máximo de participantes: 20

Público Alvo: profissionais e/ou estudantes de Engenharia de Segurança do Trabalho e Técnico de Segurança do Trabalho.

 

COMO ELABORAR COM EFICÁCIA UMA ANÁLISE ERGONÔMICA

Descrição

Processo sistemático de elaboração da Análise Ergonômica, ematendimento à Norma Regulamentadora no17 do Ministério do Trabalho e Emprego, destinado a profissionais e/ou estudantes de Engenharia de Segurança do Trabalho e Técnico de Segurança do Trabalho.

Benefícios

  • Aprimoramento pessoal e profissional.
  • Melhoria do desempenho na elaboração da análise ergonômica.
  • Identificação das condiçõespsicofisiológicas do empregado;
  • Definição da necessidade de investimento em ações de ergonomia de correção – atendimento à legislação NR17.

Etapas

  • Identificação da empresa;
  • O que é ergonomia;
  • Análise ergonômica dos postos de trabalho;
  • Levantamento de dados (layout, fotografias.);
  • Verificação das condições de conforto (ruído, temperatura efetiva, velocidade do ar, umidade relativa do ar, iluminamento);
  • Listas de verificação das condições de trabalho;
  • Análise ergonômica da tarefa;
  • Dados das condições das máquinas e equipamentos;
  • Condições gerais sobre as atividades;
  • Incidentes e acidentes do trabalho;
  • Elaboração do documento base da análise ergonômica;
  • Sugestões de melhorias;
  • Cronograma;
  • Responsável técnico pelo documento
  • Modelo e explicação de como é a elaboração de uma análise ergonômica e o seu preenchimento.

Carga horária: 20 horas

Número máximo de participantes: 20

Público Alvo: profissionais e/ou estudantes de Engenharia de Segurança do Trabalho e Técnico de Segurança do Trabalho.

ELABORAÇÃO DE PROGRAMAS LEGAIS EM SEGURANÇA E SAÚDE OCUPACIONAL

 

CONSULTORIAS

ELABORAÇÃO DE PPRA – PROGRAMA DE PREVENÇÃO DE RISCOS AMBIENTAIS

Descrição

Processo de levantamento de informações, contendo o reconhecimento e a antecipação dos riscos ambientais, com o estabelecimento de metas e prioridades previstas para o período de vigência do documento, bem como o estabelecimento de um cronograma de ações, de acordo com a Norma Regulamentadora nº9 do TEM, elaborado por engenheiro de segurança do trabalho e emissão da respectiva ART.

Benefícios

  • Melhoria do desempenho dos negócios e estabelecimento de uma imagem responsável da empresa perante o mercado;
  • Diminuição de perdas decorrentes de afastamento por acidentes do trabalho e afastamento por doenças ocupacionais;
  • Prevenção contra a atuação de sindicatos e fiscais da SRTE;
  • Suporte para processos trabalhistas;
  • Diminuição dos gastos com saúde;
  • Prevenção de acidentes e doenças ocupacionais.

Etapas

  • Identificação da empresa;
  • Características do ambiente de trabalho;
  • Descrição das atividades realizadas nos setores de trabalho;
  • Definição das responsabilidades;
  • Estratégia e metodologias de avaliação;
  • Estrutura do PPRA;
  • Desenvolvimento do PPRA;
  • Antecipação, reconhecimento e avaliação dos riscos ambientais;
  • Avaliação dos agentes ambientais;
  • Controle dos riscos ambientais;
  • Nível de ação;
  • Monitoramento do programa;
  • Periodicidade, forma de avaliação e revisão do PPRA;
  • Estabelecimento do plano de ação, metas, prioridade e cronograma;
  • Cronograma anual de execução das ações;
  • Registro, manutenção e divulgação de dados;

ELABORAÇÃO DO LTCAT – LAUDO TÉCNICO DAS CONDIÇÕES AMBIENTAIS DE TRABALHO

Descrição

Processo de descrição das dependências e instalações periciadas, com a descrição das atividades, abrangendo o quantitativo e as funções dos empregados expostos eanálise quantitativa dos agentes de risco, descrevendo a metodologia de ação e critérios técnicos adotados bem como a instrumentação utilizada, para a comprovação do exercício do trabalho em condições insalubres e periculosas.

Benefícios

  • Conclusão sobre as funções insalubres e periculosas com fundamentação cientifica;
  • Descrição dos efeitos da exposição aos agentes de risco;
  • Fundamentação legal, com abordagem sobre a legislação pertinente;
  • Proposição de medidas de controle para os ambientes avaliados;
  • Utilização como base para o preenchimento do PPP, fornecendo informações referentes às condições ambientais da organização.

Etapas

  • Identificação da empresa;
  • Objetivos do LTCAT;
  • Explicações sobre o LTCAT;
  • Caracterização do ambiente de trabalho;
  • Setores da empresa;
  • Definição dos GHE;
  • Reconhecimento e avaliação dos riscos ambientais por GHE;
  • Preenchimento da ficha técnica das avaliações ambientais por GHE;
  • Descrição dos equipamentos de medição utilizados e respectivos certificados de calibração;
  • Parecer técnico conclusivo sobre o enquadramento legal para pagamento de adicional de insalubridade e pagamento de periculosidade;
  • Responsabilidade técnica;
  • Modelo e explicação de como é a elaboração do LTCAT e o seu preenchimento.

ELABORAÇÃO DO PPR – PROGRAMA DE PROTEÇÃO RESPIRATÓRIA

Descrição

Realização de um controle eficaz de uso e indicação do equipamento de proteção respiratória adequado para proteção e controle das doenças ocupacionais, provocadas pela inalação de ar contaminado com agentes agressivos, de acordo com a Instrução Normativa 001/94, da Fundacentro.

Benefícios

  • Garantia da manutenção do controle para o correto uso de protetores das vias aéreas (respiratórias);
  • Controle dos empregados envolvidos em ambientes contendo elementos químicos em suspensão;
  • Subsídio para o controle médico ocupacional.

Etapas

  • Identificação da empresa;
  • Introdução;
  • Objetivos;
  • Definições;
  • Aplicação do PPR;
  • Responsabilidades;
  • Critérios para seleção do respirador;
  • Treinamento;
  • Respirador sem manutenção;
  • Procedimento para a realização dos ensaios de vedação qualitativo;
  • Ensaio de vedação;
  • Ficha individual de teste de vedação;
  • Modelos de respiradores sem manutenção;
  • Respiradores de borracha, silicone ou elastômero com manutenção;
  • Conclusão;
  • Modelo e explicação de como é a elaboração do PPR e o seu preenchimento.

ELABORAÇÃO DO PCMSO – PROGRAMA DE CONTROLE MÉDICO E SAÚDE OCUPACIONAL

Descrição

Processo de implantação do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional, com base na Norma Regulamentadora nº7 do MTE.

Benefícios

  • Aprimoramento pessoal e profissional;
  • Melhoria do desempenho na elaboração do PCMSO;
  • Determinações de quais exames deverão ser realizados para cada função e risco específico, com base no PPRA;
  • Imput de maior qualidade dos exames médicos admissionais, com a contratação de pessoas salubres e adequadas para cada função;
  • Indicação de possíveis doenças que possam ter ligação com o trabalho;
  • Verificação se nos exames foram detectadas situações de saúde por setores e apuração de qual é o fator gerador para trabalhar no controle do mesmo, agindo preventivamente.

 Etapas

  • Identificação da empresa;
  • Introdução;
  • Objeto do PCMSO;
  • Diretrizes;
  • Médico coordenador;
  • Responsabilidades;
  • Desenvolvimento do PCMSO;
  • Tipos de exames médicos;
  • Procedimentos por GHE;
  • CAT – Comunicação de Acidente do Trabalho;
  • Primeiros socorros;
  • Planejamento das atividades do PCMSO;
  • Modelo e explicação de como é a elaboração do PCMSO e o seu preenchimento.

Carga horária: 20 horas

Número máximo de participantes: 20

Público Alvo: profissionais e/ou estudantes de Engenharia de Segurança do Trabalho e Técnico de Segurança do Trabalho.

ELABORACÃODE ANÁLISE ERGONÔMICA DO TRABALHO

Descrição

Processo de rastreamento, observação, avaliação e análise do profissional em seu real posto de trabalho e verificação das relações existentes entre demandas de doenças, acidentes e produtividade com as condições de trabalho.

Benefícios

  • Identificação das condições psicofisiológicas do empregado;
  • Definição da necessidade de investimento em ações de ergonomia de correção – atendimento à legislação NR17.

Etapas

  • O que é ergonomia;
  • Análise ergonômica dos postos de trabalho;
  • Levantamento de dados (layout, fotografias…);
  • Verificação das condições de conforto (ruído, temperatura efetiva, velocidade do ar, umidade relativa do ar, iluminamento);
  • Listas de verificação das condições de trabalho;
  • Análise ergonômica da tarefa;
  • Dados das condições das máquinas e equipamentos;
  • Condições gerais sobre as atividades;
  • Incidentes e acidentes do trabalho;
  • Elaboração do documento base da análise ergonômica;
  • Sugestões de melhorias;
  • Cronograma;
  • Responsável técnico pelo documento;
  • Modelo e explicação de como é a elaboração de uma análise ergonômica e o seu preenchimento.

 

CONSULTORIA EM SEGURANÇA E SAÚDE OCUPACIONAL

REALIZAÇÃO DE AUDITORIAS INTERNAS DE SEGURANÇA E SAÚDE

Descrição

Processo de planejamento da realização de auditoria interna com base nas Normas Regulamentadoras e outras legislações aplicáveis e nos requisitos da Norma OHSAS 18.001:2007.

Benefícios

  • Independência das pessoas que realizam o processo de auditoria interna;
  • Verificação se as ações refletemas condições e práticas reais dos locais de trabalho;
  • Verificação se os requisitos da Norma estão adequadamente implementados e mantidos em relação aos requisitos da Norma, exigências legais e procedimentos estabelecidos;
  • Verificação se o sistema está funcionando de acordo com o planejado.

Etapas

  • Realização do plano de auditoria;
  • Reunião de abertura entre auditor e representantes da empresa;
  • Definição dos acompanhantes da empresa junto ao auditor durante o processo de auditoria;
  • Realização da auditoria de acordo com o plano de auditoria;
  • Consenso entre auditor e auditados de possíveis não conformidades encontradas durante o processo de auditoria;
  • Preenchimento do check list da auditoria de requisitos da norma OHSAS 18.001:2007 e das Normas Regulamentadoras;
  • Preenchimento do formulário específico para registro de possíveis não conformidades encontradas;
  • Elaboração do relatório de auditoria.