LISTA DE PRODUTOS
INTELIGÊNCIA EM GESTÃO
GESTÃO ESTRATÉGICA
Implantação de Gestão Sistêmica de Excelência de Resultados
- Aumento significativo de resultados e lucro;
- Redução de custos;
- Elevação da competitividade e previsibilidade empresarial;
- Integração e sinergia de todas as áreas da empresa;
- Gestão profissional baseada em meritocracia.
Etapas
- Workshop de planejamento estratégico com diretoria e conselho;
- Workshop de planejamento estratégico com lideranças;
- Realização de diagnóstico global de todas as áreas e processos da empresa;
- Análise competitiva de mercado;
- Elaboração de plano de ação de melhorias;
- Desdobramento de metas hierarquizadas do presidente até o último nível de liderança;
- Estruturação e/ou aprimoramento do processo de desenvolvimento de produto, comercialização, operação e logística;
- Revisão da arquitetura organizacional;
- Avaliação do perfil de competências das lideranças e/ou todos os colaboradores;
- Reestruturação do quadro de pessoal e elaboração do plano de desenvolvimento individual dos avaliados;
- Construção e implantação do gerenciamento da rotina das UN’s de todas as áreas;
- Mapeamento e padronização de processos críticos;
- Implantação de gestão estratégica de pessoas;
- Aprimoramento de tecnologia da informação;
- Construção de painel de controle de informações gerenciais estratégicas para tomada de decisão;
- Realização periódica de auditoria de processos e sistemas;
- Melhoria do processo sistêmico de comunicação e relacionamento;
- Capacitação e aplicação de metodologia de análise e solução de problemas;
- Implantação de processo eficaz de governança corporativa.
Processo de Transformação de Cultura Organizacional
- Alinhamento de atitudes e comportamentos do capital humano em todos os níveis da empresa;
- Aumento da motivação, satisfação em pertencer à empresa e comprometimento dos colaboradores;
- Aumento da produtividade;
- Aumento de resultados e lucro.
Etapas
- Levantamento das expectativas da diretoria e alta administração;
- Workshop de planejamento estratégico de gestão de cultura com diretoria e conselho;
- Definição da cultura ideal desejada com a alta administração;
- Workshop de planejamento estratégico de gestão de cultura com as lideranças;
- Pesquisa de cultura organizacional com colaboradores;
- Elaboração do mapa de cultura, compreendendo: predominante versus desejada;
- Construção do plano de ação de transformação de cultura;
- Assessoria na implantação das ações aprovadas;
- Mensuração de eficácia da transformação;
- Realização de ações corretivas, se necessárias.
Diagnóstico Organizacional Global ou de Áreas Específicas
- Conhecimento consistente da realidade atual da empresa;
- Identificação antecipada de problemas e não conformidades;
- Planejamento de ações estratégicas necessárias;
- Definição das prioridades de execução.
Etapas
- Entrevistas coletivas e individuais;
- Análise de processos, métodos e infraestrutura;
- Análise de competências de colaboradores;
- Análise de gerenciamento;
- Análise de cultura organizacional;
- Análise de informações gerenciais;
- Análise de documentos, relatórios, dados e fatos;
- Classificação dos problemas em três níveis (G – gravidade – não deveria acontecer, U – urgência – necessário providência imediata e T – tendência – pode ser resolvido posteriormente);
- Elaboração do plano de ação de melhorias subdividido em: objetivo estratégico, ações, data de conclusão e responsável;
- Previsão de economias e aumento de receitas com memória de cálculo em 12 meses após a implementação;
- Estruturação de relatório e apresentação do mesmo para diretoria e conselho de administração.
Planejamento Estratégico de Resultados Global ou de Áreas Específicas
- Clareza de propósitos, metas e ações aprovadas;
- Facilitação de execução do planejado consequente da construção coletiva;
- Motivação e comprometimento da equipe;
- Aumento na eficácia de execução e alcance das metas e resultados definidos.
Etapas
- Levantamento de expectativas com diretor-presidente;
- Workshop com a diretoria;
- Workshop com lideranças;
- Elaboração de plano de ação de melhorias;
- Desdobramento de metas hierarquizadas do presidente até o último nível de liderança;
- Validação de metas com lideranças;
- Aprovação de metas pela diretoria e presidência;
- Recomendações estratégicas.
Assessoria na Implantação de Ações de Melhorias
- Garantia de execução do planejamento aprovado;
- Aprendizagem na utilização da metodologia;
- Motivação e comprometimento da equipe;
- Melhoria de desempenho das lideranças;
- Melhoria de resultados e lucro do negócio.
Etapas
- Realização de treinamento na metodologia de implantação para diretoria e lideranças: RMVR’s, Relatório de três gerações, processos de comunicação, renegociação de prazos, etc.;
- Definição de responsáveis e prazos de conclusão para ações e metas aprovadas;
- Aprovação coletiva dos prazos e responsáveis pelas ações e metas aprovadas;
- Validação pela diretoria;
- Realização da assessoria de implantação;
- Implantação das Reuniões Mensais de Verificação de Resultados (RMVR) nos diversos níveis;
- Estruturação e apresentação de ações corretivas necessárias;
- Comunicação de fatores relevantes para os demais colaboradores.
Gerenciamento de Metas Hierarquizadas
- Definição de autoridade e responsabilidade;
- Clareza de propósitos;
- Foco e gestão por prioridades;
- Aumento da produtividade da equipe;
- Melhoria dos resultados e do lucro.
Etapas
- Reunião de levantamento das expectativas da diretoria contratante;
- Apresentação para a diretoria do cronograma detalhado de realização do trabalho;
- Análise do processo atual de gestão da empresa e do sistema de verificação de resultados;
- Identificação, definição e estruturação das metas e indicadores de desempenho por níveis – presidente, diretores, gerentes, até a última liderança na estrutura;
- Validação de todas as metas (a meta, valor da meta, fórmula, prazo, responsável e fonte de fornecimento da informação) pelas lideranças e supervisores;
- Aprovação da presidência;
- Construção e/ou revisão do orçamento econômico e financeiro anual;
- Validação com lideranças e superiores;
- Aprovação da presidência;
- Acompanhamento e monitoramento;
- Assessoria na realização de Reuniões Mensais de Verificação de Resultados (RMVR’s);
- Realização de ações corretivas que se fizerem necessárias.
Implantação do Gerenciamento da Rotina das Unidades de Negócio
- Clareza e delegação de autoridade e responsabilidade;
- Melhoria do processo de comunicação;
- Desenvolvimento profissional das lideranças;
- Aumento da meritocracia, gerenciamento e eficácia das lideranças e equipes;
- Implantação da cultura cliente/fornecedor interno;
- Melhoria da produtividade;
- Melhoria dos resultados e do lucro.
Etapas
- Apresentação do projeto para a diretoria contratante e nivelamento das expectativas;
- Workshop de gerenciamento da rotina;
- Assessoria individual às lideranças na construção de suas unidades gerenciais: negócio, missão, visão, insumos, fornecedores, produtos, clientes, macrofluxo de operação da área e definição de indicadores de desempenho;
- Workshop de validação das unidades gerenciais pelas lideranças do mesmo nível;
- Assessoria individual às diretorias na validação das propostas das unidades gerenciais;
- Revisões que se fizerem necessárias;
- Workshop de apresentação e aprovação formal da diretoria e presidência;
- Assessoria aos responsáveis pelas unidades gerenciais na gestão e melhoria contínua de sua “empresa-área”;
- Assessoria na realização das Reuniões Mensais de Verificação de Resultados (RMVR’s);
- Realização de ações corretivas que se fizerem necessárias;
- Mensuração dos resultados.
Mapeamento e Padronização de Processos
- Planejamento e controle dos processos;
- Melhoria na integração entre os processos do negócio;
- Melhoria na definição de responsabilidades e autoridade sobre os processos;
- Garantia da memória de execução dos processos em poder da empresa e não na cabeça dos colaboradores;
- Aumento da satisfação dos clientes com os produtos;
- Possibilidade de ganhos de eficiência e redução de custos na realização do produto;
- Desenvolvimento da cultura da melhoria contínua na organização;
- Aumento da vantagem competitiva da organização;
- Melhoria de resultados e lucro.
Etapas
- Levantamento das expectativas da diretoria contratante;
- Reunião de apresentação do projeto para as lideranças;
- Mapeamento dos processos atuais;
- Análise crítica de melhorias;
- Elaboração da proposta de novo fluxo;
- Validação com lideranças e profissionais envolvidos na execução;
- Aprovação da diretoria contratante;
- Padronização dos processos;
- Aprovação pelas lideranças e diretorias;
- Treinamento na nova padronização;
- Reunião de encerramento do projeto.
Gerenciamento de Implantação de Sistema Integrado (ERP)
- Sucesso na realização do projeto de implantação: cumprimento real dos prazos, do cronograma, valores de investimento e qualidade da implantação com o comprometimento e satisfação de todos;
- Transformação de cultura de gestão hierárquica por processos;
- Aumento da produtividade;
- Melhoria dos resultados e lucro.
Etapas
- Levantamento das expectativas da diretoria contratante;
- Reunião de apresentação do projeto para as lideranças;
- Levantamento das necessidades e expectativas dos clientes internos usuários do sistema;
- Definição de regras de negócio, relatórios gerenciais e indicadores de desempenho;
- Identificação e seleção técnica de potenciais fornecedores;
- Seleção comercial de fornecedores;
- Validação com lideranças e diretoria;
- Estruturação do plano de ação de implantação;
- Reunião de validação do plano de ação com lideranças e diretoria;
- Execução do plano de ação conforme cronograma;
- Treinamento técnico e comportamental;
- Validação com clientes internos usuários, lideranças e diretoria;
- Realização de Reuniões Mensais de Verificação de Resultados (RMVR’s);
- Ações de melhoria que se fizerem necessárias;
- Reunião de encerramento.
MASP – Metodologia de Análise e Solução de Problemas
- Melhoria do raciocínio estratégico;
- Aumento da capacidade lógica dos treinados;
- Aumento da motivação e comprometimento das lideranças;
- Melhoria significativa da eficácia;
- Melhoria dos resultados e lucro;
- Aumento da competência dos participantes em solucionar problemas com eficácia.
Etapas
- Levantamento das expectativas da diretoria contratante;
- Reunião de apresentação do projeto para as lideranças;
- Realização do curso de MASP – fundamentação teórica;
- Assessoria individual aos treinados nos projetos;
- Acompanhamento da execução dos projetos;
- Apresentação dos projetos para a diretoria;
- Mensuração dos retornos dos investimentos;
- Reunião de encerramento do projeto.
Gerenciamento de Projetos
- Aumento do índice de sucesso dos projetos com redução dos custos, garantia de cumprimento dos prazos, controle do escopo e gestão dos riscos.
Etapas
- Levantamento das expectativas da diretoria contratante;
- Análise do projeto;
- Estruturação do planejamento compreendendo: recursos humanos, financeiros e ferramentas de gerenciamento;
- Apresentação e validação do planejamento com lideranças e diretoria;
- Gerenciamento da execução do projeto;
- Realização de Reuniões Mensais de Verificação de Resultados com equipe, lideranças e diretoria;
- Ações de melhorias que se fizerem necessárias;
- Reunião de encerramento do projeto.
Gestão da Comunicação Interna
- Aumento da satisfação do capital humano;
- Melhoria da consciência coletiva e individual;
- Eliminação de rumores, fofocas;
- Melhoria do comprometimento e produtividade;
- Ampliação da aprendizagem e conhecimento;
- Melhoria dos resultados e do lucro.
Etapas
- Reunião de levantamento das expectativas da diretoria contratante;
- Apresentação do projeto para a alta administração;
- Realização de workshop com a alta administração;
- Realização de workshop com as lideranças;
- Diagnóstico do processo de comunicação existente;
- Elaboração do plano de ação de melhorias;
- Apresentação do projeto de diagnóstico e plano de ação de melhorias para a diretoria e lideranças;
- Assessoria na implantação das ações de melhorias e verificação de resultados.
Auditoria de Processos e Sistemas
- Persistência e resiliência da empresa em aprimorar a metodologia implantada;
- Estímulo aos adeptos e mobilização dos poucos favoráveis ao processo de mudança;
- Manutenção do PDCA do processo de gestão da excelência.
Etapas
- Reunião de nivelamento com a diretoria contratante;
- Reunião de abertura com a alta administração;
- Realização da auditoria de processos, métodos, gestão, gerenciamento, metodologia e nível de adequação e eficácia;
- Construção do relatório de auditoria e apresentação para a diretoria contratante, alta administração e lideranças envolvidas no processo de transformação.
Informações Gerenciais Estratégicas
- Transformação de dados em fontes fidedignas para análise, estudos e soluções de problemas;
- Segurança nas decisões assertivas e eficazes baseadas em verdades e não em suposições e inferências;
- Melhoria da produtividade e resultados.
Etapas
- Levantamento das expectativas do presidente e diretores;
- Reunião de apresentação do projeto para as lideranças;
- Diagnóstico da realidade atual da organização;
- Levantamento junto à presidência, diretorias e lideranças das informações gerenciais necessárias para uma gestão eficaz;
- Realização de estudo de compatibilidade entre informações necessárias versus possibilidades de atendimento;
- Realização das melhorias de processos e sistemas de informações;
- Elaboração da matriz de fornecimento das informações e padronização;
- Validação com a presidência, diretorias e lideranças;
- Capacitação de profissionais responsáveis pela execução das atividades do SIG – Sistema de Informações Gerenciais;
- Comunicação aos colaboradores envolvidos no processo de geração de informações;
- Reunião de recomendações relevantes e encerramento do projeto.
Workshop de Planejamento Estratégico
- Mobilização coletiva;
- Debate transparente de possíveis pontos de vista divergentes;
- Definição consensada do negócio, missão, visão e valores da empresa;
- Aumento da consistência de análise da realidade atual e das ações estratégicas necessárias;
- Definição de uma visão motivadora, alcançável e audaciosa;
- Sentido de equipe;
- Clareza de propósitos.
Etapas
- Integração e mobilização dos participantes;
- Apresentação e validação de regras de convivência facilitadoras;
- Planejamento estratégico – fundamentação teórica;
- Construção ou revisão da identidade organizacional da empresa: negócio, missão, visão e valores;
- Análise competitiva externa; ameaças e oportunidades;
- Análise competitiva interna: forças e fraquezas;
- Análise das necessidades de melhorias do perfil de competência dos participantes;
- Definição de grandes ações estratégicas.
Assessoria Estratégica de Gestão
- Melhoria de desempenho do presidente e diretores;
- Melhoria dos resultados e lucro;
- Aumento da previsibilidade e sustentabilidade da empresa.
Etapas
- Levantamento das expectativas do presidente e diretores;
- Realização de reunião de levantamento da realidade atual da organização;
- Levantamento dos desafios, dificuldades e problemas enfrentados pelo presidente e diretores;
- Análise dos documentos e relatórios estratégicos da empresa;
- Análise do perfil de competências do presidente e diretores;
- Processo de levantamento de demanda, aconselhamento e orientação para presidente e diretores;
- Mensuração de melhoria de desempenho e impacto nos resultados e lucro;
- Ações de melhoria que se fizerem necessárias.
Planejamento Estratégico Situacional
- Processamento tecnopolítico de qualidade de problemas de alta complexidade para o nível central dirigente.
Etapas
- Análise situacional por problemas;
- Descrição rigorosa do problema;
- Fluxograma situacional;
- Construção da Árvore do problema;
- Construção da Árvore de apostas;
- Definição das operações;
- Exame da governabilidade sobre o problema;
- Análise dos cenários;
- Proposição de planos de contingência;
- Análise estratégica;
- Simulação estratégica;
- Proposta de direção estratégica;
- Monitoramento com indicadores;
- Ajuste periódico do plano.
GESTÃO COMERCIAL
Planejamento e Implantação de Gestão Estratégica Comercial
- Melhoria significativa do desempenho e cumprimento de metas da área comercial;
- Aumento da receita;
- Aumento da participação no mercado;
- Aumento da satisfação dos clientes;
- Melhoria de resultados e lucro.
Etapas
- Levantamento das expectativas do diretor contratante;
- Entrevistas individuais e coletivas;
- Análise da atratividade de produtos;
- Pesquisa de mercado;
- Avaliação dos processos de planejamento de marketing, vendas, pós-venda, relacionamento corporativo, assistência técnica, negociação e satisfação dos clientes;
- Análise do suporte administrativo de vendas;
- Levantamento de perfil de competências e desempenho da equipe;
- Elaboração do documento de diagnóstico, subdividido em: alto impacto, médio impacto e baixo impacto;
- Construção do plano de ação de melhorias;
- Elaboração da apresentação e documento final do projeto;
- Apresentação para diretoria contratante;
- Assessoria na implantação das ações aprovadas;
- Realização das Reuniões Mensais de Verificação de Resultados (RMVR’s);
- Implantação das ações de correção que se fizerem necessárias.
Implantação de Núcleo de Inteligência Competitiva
- Transformação das informações de mercado e da empresa em conhecimento;
- Tomada de decisões baseada em evidências e não em inferências e suposições;
- Aumento da produtividade e eficácia das lideranças;
- Rapidez de decisões consistentes e corretas;
- Melhoria dos resultados e lucro.
Etapas
- Levantamento das expectativas do diretor contratante;
- Levantamento de informações desejadas junto à presidência, diretorias e lideranças;
- Análise do sistema de gestão atual quanto à capacidade de fornecimento das informações desejadas;
- Estruturação do processo de coleta, tratamento, análise e geração de informações gerenciais;
- Implantação do plano de ação capaz de garantir o processo acima citado;
- Estruturação de um modelo de painel de inteligência competitiva a ser consultado;
- Definição de periodicidade e níveis de autorizações para consulta;
- Validação do processo com a diretoria contratante;
- Implantação do processo contínuo de coleta, tratamento, análise e geração de informações gerenciais nos prazos e limites de autorização de consulta aprovados;
- Mensuração dos resultados alcançados;
- Implantação das ações de correção que se fizerem necessárias.
Assessoria às Operadoras de Planos de Saúde nos processos de renegociação de contratos com as suas empresas clientes
- Redução da sinistralidade dos contratos empresariais;
- Aumento do valor per capita por clientes;
- Garantia da rentabilidade do contrato;
- Aumento (melhoria) dos resultados da Empresa.
Etapas
- Reunião de nivelamento com diretoria contratante;
- Estudo da carteira de clientes empresariais;
- Definição das prioridades de negociação;
- Planejamento das negociações;
- Realização das negociações;
- Mensuração dos resultados.
Planejamento de Marketing
- Alinhamento das ações de marketing com as necessidades dos clientes e com ações da concorrência, bem como com os objetivos dos gestores e stakeholders;
- Melhoria da eficiência e da eficácia das ações mercadológicas e estratégicas da organização, gerando melhores resultados.
Etapas
- Reunião com lideranças para identificação das características da organização;
- Análise de mercado: clientes, concorrentes, fornecedores, revendedores, análise interna e externa;
- Definição das estratégias de marketing: produto, preço, praça e promoção;
- Desenvolvimento do projeto;
- Implantação das medidas propostas;
- Controle objetivo dos resultados: vendas, produtos mais vendidos, efetividade na distribuição;
- Avaliação da percepção dos clientes de modo a gerar lealdade: satisfação, qualidade, valor, etc.
GESTÃO FINANCEIRA E DE CONTROLADORIA
Construção e Implantação de Fluxo de Caixa
- Garantia de planejamento financeiro eficaz;
- Transparência na gestão de contas a pagar e contas a receber;
- Minimização de riscos de pagamentos indevidos;
- Facilitação da gestão do capital de giro;
- Facilitação na tomada de decisões de compras e negociações de prazos;
- Análise eficaz de aplicações e/ou investimentos e empréstimos.
Etapas
- Reunião de levantamento das expectativas da diretoria contratante;
- Reunião de nivelamento com as lideranças;
- Diagnóstico da realidade atual do processo financeiro;
- Identificação e definição do sistema a ser utilizado;
- Elaboração e padronização do fluxo de caixa anual previsto versus realizado;
- Validação com as lideranças e diretoria;
- Capacitação dos profissionais responsáveis pela execução;
- Orientação às lideranças e diretoria no processo de verificação periódica e ações de melhorias que se fizerem necessárias;
- Reunião de recomendações relevantes à diretoria e encerramento do projeto.
Construção e Implantação de Orçamento Econômico Anual
- Garantia de planejamento econômico eficaz;
- Clareza na definição de autoridade e responsabilidade;
- Facilitação do processo de verificação de cumprimento do orçamento aprovado;
- Mensuração de desempenho dos gestores;
- Transparência na avaliação de desempenho da empresa em produzir riquezas para os acionistas;
- Melhoria significativa dos resultados e lucro.
Etapas
- Reunião de levantamento das expectativas da diretoria contratante;
- Reunião de nivelamento com as lideranças;
- Diagnóstico da gestão econômica atual da empresa baseado no PDCA;
- Identificação e definição do sistema a ser utilizado;
- Padronização do processo de planejamento orçamentário;
- Validação com a diretoria;
- Treinamento das lideranças no processo de padronização;
- Assessoria às lideranças na elaboração de seus orçamentos anuais por centro de custo;
- Validação dos orçamentos individuais por centros de custos pelos gestores;
- Apresentação à diretoria para aprovação com revisões que se fizerem necessárias;
- Capacitação dos profissionais responsáveis pela execução;
- Orientação à diretoria e demais lideranças no processo de execução, verificação e realização de ações de melhorias que se fizerem necessárias;
- Reunião de recomendações relevantes à diretoria e encerramento do projeto.
Estudos de Viabilidade Econômico-Financeira
- Decisões baseadas em evidências e não em suposições e inferências;
- Redução de riscos;
- Aprovação de investimentos com retorno garantido para os acionistas em conformidade com a rentabilidade e período definidos.
Etapas
- Reunião de nivelamento das expectativas;
- Análise do projeto proposto;
- Realização de um estudo detalhado de viabilidade do investimento;
- Validação do estudo com lideranças diretamente responsáveis pelo projeto;
- Apresentação do estudo para a diretoria contratante;
- Reunião de recomendações relevantes e encerramento.
Implantação de Gerenciamento Integrado de Receitas, custos e despesas
- Garantia de banco de dados único;
- Clareza na definição de responsabilidade e autoridade;
- Disponibilização de informações fidedignas em tempo real;
- Facilitação na tomada de decisões;
- Mensuração de desempenho dos gestores;
- Transparência na avaliação de desempenho da empresa em produzir riquezas para os acionistas;
- Melhoria de produtividade, resultados e lucro.
Etapas
- Reunião de levantamento das expectativas da diretoria contratante;
- Reunião de apresentação do projeto para as lideranças;
- Análise do plano de contas da empresa;
- Entendimento da natureza de cada conta;
- Agrupamento de contas afins;
- Definição dos gestores dos pacotes corporativos;
- Definição dos parâmetros e indicadores para cada pacote:
a. Entender atividades componentes do gasto; b. Identificar fatores que influenciam no gasto; c. Considerar o fator prioritário como parâmetro.
- Coleta de dados históricos para análise do produto fornecido/serviço prestado, buscando oportunidades de otimização das despesas;
- Estabelecimento de réguas com base no histórico, ou seja, na evolução do indicador do gasto em um período determinado, permitindo comparação de uma entidade com ela própria ao longo dos meses;
- Definição das metas preliminares – não baseadas em valores extremos – estabelecendo metas atingíveis e desafiadoras;
- Negociação interna de metas e padrões de gastos;
- Divulgação do orçamento-meta na organização;
- Elaboração dos padrões de gastos e dos planos de ação;
- Implementação do orçamento-meta;
- Controle do atingimento do orçamento-meta com identificação e tratamento de anomalias;
- Reunião de encerramento do projeto.
Negociações com Instituições Financeiras
- Isenção e independência do processo de negociação;
- Facilitação de reperfilamento de empréstimos e financiamentos (prazos, carências e taxas);
- Aumento de ganhos em processos de reciprocidade comercial.
Etapas
- Levantamento das expectativas junto à diretoria contratante;
- Delegação do processo de representação legal à Celcorp;
- Comunicação do processo de assessoria às atuais instituições financeiras parceiras;
- Planejamento do processo de negociação;
- Definição e seleção das instituições financeiras como potenciais fornecedoras;
- Comunicação e negociação com as instituições financeiras;
- Análise comparativa das melhores propostas;
- Elaboração e apresentação do relatório para diretoria contratante;
- Aprovação do processo de negociação;
- Reunião de recomendações relevantes e encerramento.
Auditoria das Demonstrações Contábeis
- Garantia de práticas contábeis em conformidade com a legislação brasileira e internacional;
- Transparência na relação com investidores, acionistas, instituições financeiras e governamentais;
- Implantação da governança corporativa de credibilidade.
Etapas
- Planejamento das auditorias periódicas;
- Reuniões de nivelamento com diretorias e gestores responsáveis;
- Avaliação dos controles internos relevantes para elaboração e adequada apresentação das demonstrações contábeis;
- Avaliação dos riscos de distorções relevantes nas demonstrações contábeis;
- Realização do processo de auditoria;
- Elaboração do parecer e do relatório de recomendações;
- Apresentação do relatório para a diretoria e gestores responsáveis.
Gestão Contábil e Financeira
- Garantia da fidedignidade das informações em tempo real para facilitar a agilidade da tomada de decisões;
- Gestão baseada em evidências;
- Controle eficaz do negócio.
Etapas
- Avaliação dos processos e suas rotinas;
- Identificação das não conformidades;
- Estruturação das necessidades de melhorias;
- Validação das ações propostas com as lideranças;
- Aprovação do plano de ação proposto pela diretoria;
- Implantação das ações aprovadas;
- Monitoramento do processo de implantação;
- Recomendações das ações de correção e melhorias;
- Encerramento do projeto.
Adequação Contábil e Tributária para Auditoria Independente
- Segurança de cumprimento aos princípios contábeis e societários;
- Segurança de atendimento à legislação tributária;
- Pagamento justo de tributos;
- Transparência e credibilidade junto às partes interessadas.
Etapas
- Reunião de planejamento com a diretoria contratante;
- Reunião de trabalho com o contador;
- Revisão analítica dos registros contábeis e controles internos;
- Realização de reuniões individuais com as lideranças responsáveis por cada área;
- Validação dos conceitos e critérios de contabilização e cálculos aplicados na apuração dos impostos;
- Levantamento e avaliação das contingências dos processos civis, trabalhistas e tributários;
- Elaboração do relatório de sugestões de ajustes contábeis;
- Elaboração e apresentação do relatório de recomendações de melhorias dos processos e controles internos para a diretoria contratante.
Auditoria Independente
- Garantia de práticas contábeis em conformidade com a legislação brasileira e internacional;
- Transparência na relação com investidores, acionistas, instituições financeiras e governamentais;
- Implantação de governança corporativa de credibilidade.
Etapas
- Planejamento das auditorias periódicas;
- Reuniões de nivelamento com diretorias e gestores responsáveis;
- Realização do processo de auditoria;
- Elaboração de relatório;
- Apresentação de relatório para diretoria e gestores responsáveis.
Perícia Contábil
- Facilitação de processos decisórios judiciais.
Etapas
- Estudo de todo o processo litigioso;
- Elaboração do conjunto de procedimentos técnicos e científicos;
- Construção de documento legal;
- Apresentação do documento ao juiz solicitante.
Implantação do Sistema de Gestão de Custos
- Obtenção de uma metodologia, ferramentas e pessoal capacitado para apuração e mensuração de gastos reais por centro de custos e produtos;
- Formação do preço de venda fundamentado em custo real;
- Geração de informações gerenciais que permitam identificar: gargalos, desperdícios, improdutividade;
- Assertividade na tomada das decisões;
- Aumento da competitividade.
Etapas
- Conhecimento do processo produtivo, seus produtos, nível de padronização e principais controles internos;
- Avaliação do software utilizado, suas funcionalidades e integração/identificação com a diretoria de suas expectativas de um sistema de custos;
- Elaboração do plano de trabalho;
- Aprovação pela diretoria;
- Execução do projeto;
- Validação das etapas com as lideranças;
- Capacitação dos colaboradores envolvidos;
- Implantação do projeto;
- Monitoramento de todo o processo;
- Realização de ações corretivas e de melhorias;
- Reunião final de encerramento do projeto com recomendações estratégicas.
Planejamento e Revisão Tributária
- Redução da carga tributária sem criar contingência para a empresa;
- Garantia do cumprimento da legislação vigente.
Etapas
- Reunião de levantamentos com diretoria contratante;
- Análise do regime tributário atual;
- Validação dos conceitos e critérios de cálculos aplicados na apuração dos impostos;
- Apuração dos impostos nos regimes tributários: lucro presumido e lucro real;
- Mensuração do melhor resultado;
- Elaboração de relatório com as recomendações de melhoria;
- Apresentação para diretoria contratante;
- Reunião de encerramento do projeto.
GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS
Projeto Maestria em SSO – Saúde e Segurança Ocupacional
Descrição
Implantação de uma metodologia avançada em estruturação com inteligência aplicada, em Saúde e Segurança Ocupacional, fundamentada em uma cultura organizacional de respeito absoluto à vida.
Benefícios
- Prática de uma cultura incondicional de respeito absoluto à vida;
- Mudança de atitudes e comportamentos de todas as Lideranças e colaboradores como consequência do exemplo da Alta Administração;
- SSO totalmente incorporada em todos os processos de execução do trabalho;
- Gestão preventiva de riscos e consequências;
- Redução radical dos acidentes;
- Melhoria da qualidade de vida do trabalhador;
- Aumento da motivação, comprometimento e produtividade.
Etapas
- Abertura do projeto;
- Análise da cultura;
- Diagnóstico do perfil das lideranças;
- Definição dos valores de SSO – Saúde e Segurança Ocupacional;
- Definição das competências requeridas;
- Avaliação de desempenho nas competências requeridas;
- Elaboração dos PDI’s – Plano de Desenvolvimento Individual;
- Desenvolvimento de competências em SSO – Saúde e Segurança Ocupacional;
- Avaliação dos resultados obtidos;
- Gestão do projeto.
Estruturação, revisão e/ou aprimoramento da Gestão de Remuneração, composta por construção de políticas, planos de cargos e salários, descrição de cargos e pesquisa de mercado
Descrição Processo de fundamental importância na gestão estratégica de pessoas.
Benefícios
- Transparência na relação com os colaboradores;
- Equilíbrio interno;
- Melhores condições de atrair e reter profissionais;
- Aumento de produtividade e resultados.
Etapas
- Reunião de nivelamento com a diretoria contratante;
- Reunião de comunicação do projeto para as lideranças;
- Estudo da realidade atual da gestão de cargos e salários da empresa;
- Estruturação e/ou revisão das políticas, planos, descrições de cargos, pontuação dos cargos;
- Validação com a diretoria;
- Apresentação para as lideranças;
- Realização da pesquisa de mercado;
- Mensuração da pesquisa;
- Recomendações de melhorias;
- Reunião de encerramento do projeto.
Implantação de Processo de Avaliação de Desempenho
Benefícios
- Transparência no relacionamento da empresa com seus colaboradores;
- Clareza de desempenho da equipe;
- Mensuração eficaz do desempenho do capital humano;
- Facilitação do processo de treinamento e desenvolvimento;
- Mensuração da eficácia do processo seletivo;
- Estímulo à cultura de melhoria contínua e desenvolvimento pessoal e profissional;
- Aumento da produtividade dos colaboradores;
- Melhoria de resultados.
Etapas
- Reunião de nivelamento com a diretoria contratante;
- Reunião de comunicação do projeto para as lideranças;
- Análise da realidade atual da gestão em termos de avaliação de desempenho;
- Revisão e/ou definição das competências ideais para a organização;
- Elaboração do fluxograma do processo de avaliação de desempenho;
- Confecção do formulário de avaliação de desempenho;
- Elaboração da política e norma;
- Validação com a diretoria contratante;
- Apresentação do projeto para as lideranças;
- Treinamento das lideranças no processo de avaliação de desempenho;
- Assessoria na realização do processo de avaliação;
- Reunião de encerramento e recomendações.
Pesquisa de Clima e Cultura Organizacional
Benefícios
- Conhecimento do índice de favorabilidade dos colaboradores;
- Identificação das necessidades de melhorias;
- Aumento significativo da motivação, comprometimento e produtividade do capital humano;
- Melhoria dos resultados e lucro.
Etapas
- Planejamento do processo de realização da pesquisa;
- Reunião de nivelamento com diretoria e lideranças;
- Comunicação para todos os colaboradores;
- Realização da pesquisa;
- Tabulação e mensuração dos resultados;
- Elaboração e apresentação do relatório para diretoria e lideranças;
- Assessoria na construção do plano de ação de melhorias;
- Reunião de recomendações e encerramento do projeto.
Processo de Recrutamento e Seleção
Benefícios
- Confidencialidade do processo;
- Estudo aprofundado do perfil dos profissionais avaliados;
- Elevado índice de assertividade.
Etapas
- Reunião de levantamento das expectativas da diretoria contratante;
- Levantamento de informações gerais da empresa;
- Análise da descrição de cargo e competências exigidas;
- Recrutamento de candidatos potenciais;
- Realização do processo de seleção compreendendo: adequação ao perfil, inteligência, aptidão, habilidades, personalidade e competência técnica;
- Elaboração e apresentação do relatório de perfil para diretoria contratante;
- Feedback para os candidatos;
- Reunião de avaliação com a diretoria contratante e profissional contratado.
Estruturação/Revisão da Arquitetura Organizacional
Benefícios
- Adequação do organograma e do quadro de pessoal às necessidades da empresa;
- Melhoria da produtividade;
- Melhoria dos resultados e lucro.
Etapas
- Reunião de levantamento das expectativas;
- Apresentação do projeto para a alta administração e lideranças envolvidas;
- Estudo do organograma e quadro de pessoal atual;
- Análise dos macroprocessos e subprocessos;
- Validação dos macroprocessos e subprocessos com as lideranças;
- Aplicação da metodologia de mensuração do quadro de pessoal;
- Construção do primeiro draft do organograma e do quadro de pessoal;
- Apresentação do primeiro draft para diretoria;
- Ações de correção;
- Construção da proposta do organograma e quadro de pessoal;
- Apresentação e validação com a diretoria;
- Divulgação do organograma e quadro de pessoal às lideranças e equipe definida pela diretoria;
- Reunião de encerramento do projeto.
Dimensionamento de Quadro de Pessoal Próprio e de Terceiros
Benefícios
- Melhoria no planejamento do uso da força de trabalho;
- Adequação do quadro de pessoal às reais necessidades da empresa;
- Redução de custos com mão de obra;
- Aumento dos índices de produtividade;
- Melhoria de desempenho e resultados.
Etapas
- Reunião de levantamento das expectativas da diretoria contratante;
- Reunião de comunicação do projeto para as lideranças;
- Mapeamento dos processos principais de apoio e de gestão;
- Desdobramento dos processos em subprocessos;
- Desdobramento dos subprocessos em atividades e funções envolvidas;
- Nivelamento com a diretoria e lideranças responsáveis pelos processos;
- Dimensionamento da carga de trabalho por função;
- Definição da força de trabalho necessária;
- Elaboração do relatório do projeto;
- Apresentação do projeto para diretoria contratante;
- Reunião de encerramento e recomendações.
Estudos de Turn-Over e Absenteísmo
- Identificação eficaz das causas de desligamentos;
- Assertividade nas ações de melhorias;
- Redução do nível de turnover e absenteísmo;
- Melhoria do clima organizacional;
- Aumento da produtividade;
- Melhoria dos resultados.
Etapas
- Reunião de levantamento das expectativas da diretoria contratante;
- Reunião de comunicação do projeto para as lideranças;
- Conhecimento de documentos da empresa;
- Entrevistas individuais com o gerente geral e demais gerentes do site;
- Workshop com líderes e supervisores;
- Realização de entrevistas individuais com colaboradores da área operacional;
- Elaboração do diagnóstico e construção das recomendações de melhorias;
- Apresentação do diagnóstico e plano de ação de melhorias;
- Reunião de encerramento e recomendações.
Planejamento, Estruturação e Implantação da Gestão de Recursos Humanos
Benefícios
- Garantia de uma cultura de gestão focada em pessoas;
- Assertividade na captação de profissionais de alto desempenho;
- Colaboradores qualificados em relação às demandas da empresa;
- Crescimento pessoal e profissional para os colaboradores;
- Redução de absenteísmo e turnover;
- Aumento da meritocracia, gerenciamento e eficácia das lideranças e equipes;
- Melhoria dos resultados, produtividade e lucro.
Etapas
- Reunião de apresentação do escopo do trabalho de estruturação da Gestão de Pessoas;
- Levantamento de informações das normas e regulamentos existentes na empresa;
- Workshop de Análise Estratégica de Recursos Humanos com a Diretoria;
- Workshop de Análise Estratégica de Recursos Humanos com as Lideranças;
- Construção e implantação das políticas, definição dos processos e normas;
- Implantação de uma metodologia eficaz de Recrutamento e Seleção, Treinamento e Desenvolvimento, Avaliação de Desempenho, Remuneração e Benefícios, gestão de clima organizacional, Regras de Educação Disciplinar e Políticas de Desligamento;
- Implantação de Reuniões Mensais de Verificação de Resultados (RMVR’s) do projeto;
- Reunião de encerramento do projeto.
GESTÃO DE SUPRIMENTOS
Processo de Identificação, Seleção e Desenvolvimento de Fornecedores
Benefícios
- Confidencialidade da empresa contratante;
- Garantia da qualificação técnica, financeira, tributária e legal do fornecedor;
- Rapidez no processo de desenvolvimento do fornecedor em conformidade com as exigências do cliente;
- Ganho de produtividade.
Etapas
- Reunião de levantamento das expectativas da diretoria contratante;
- Conhecimento das informações gerais da empresa;
- Análise das políticas e normas de contratação, desenvolvimento e gerenciamento de fornecedores;
- Levantamento das demandas de fornecedores da empresa;
- Identificação de potenciais fornecedores no mercado;
- Realização do processo de seleção;
- Elaboração e apresentação para a diretoria contratante;
- Comunicação de agradecimento aos fornecedores não aprovados pelo cliente;
- Comunicação para os fornecedores aprovados pela empresa;
- Realização do processo de desenvolvimento dos fornecedores aprovados;
- Monitoramento do desempenho dos fornecedores;
- Reunião de encerramento e recomendações.
Gestão Estratégica de Compras e Almoxarifado
Benefícios
- Confiabilidade, ética e eficácia do processo de compras e almoxarifado;
- Redução de custos.
Etapas
- Reunião de levantamento de expectativas da diretoria contratante;
- Conhecimento das informações gerais da empresa;
- Análise das políticas e normas de compras e almoxarifado;
- Planejamento do processo de terceirização;
- Gestão integral do processo de compras e almoxarifado;
- Reunião mensal de verificação de performance;
- Realização das ações de correção.